Xerém entrou definitivamente no mapa econômico do País no final da II Guerra Mundial, com a instalação de uma empresa para fazer revisão dos motores de avião, uma área de transporte que se desenvolveu muito a partir da transformação do invento de Santos Dumont em arma de guerra.
Com a derrota do trio Itália-Alemanha-Japão, em maior de 1945, a fábrica de Xerém foi adaptada para a produção de caminhões sob licença da italiana "Alfa Romeo", dali saindo os veículos que, nos anos 60, dominavam o transporte rodoviário nacional, ganhando do povo o apelido de "João Bobo", pois era um veículo lento para os padrões de hoje, mas o único capaz de vencer as "rieiras" e atoleiros da velha Rio-Bahia e de outras estradas que demandam o interior do País.
O turismo ecológico é marcante no distrito, que se destaca pela presença da Mata Atlântica e diversas cachoeiras. Em Xerém, no parque Ana Dantas, acontecia, anualmente, a Vaquejada de Xerém. Xerém apresenta um clima mais fresco do que os outros bairros do município, por ser cercado de mata atlântica e pela proximidade da serra Fluminense.
Parte do distrito tem o clima tropical de altitude por estar localizada na serra Fluminense, pertencendo esta parte a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Belas notas, desconhecia a origem do nome Xerém. Parabéns.
ResponderExcluir