Sua garagem está situada no bairro Presidente Juscelino em Mesquita.
A Mesma opera linhas intermunicipais ligando Nova Iguaçu, Nilópolis e Belford Roxo à bairros da Cidade do Rio de Janeiro.
Nos anos 80, já realizava a ligação com as linhas que partem de Nova Iguaçu com a Capital através das linhas 540 Ricardo de Albuquerque, 541 Cascadura e 543 Meier. Ainda nos anos 80, adquiriu a linha 551 Penha, oriunda da Viação São João Batista.
Os veículos do tipo rodoviário nas cores verde, amarelo e vermelho eram zero quilômetros, atendendo a população na extensão da Avenida Getúlio de Moura, Marechal Alencastro e nos bairros cariocas.
Inicialmente, a Viação São João Batista operava somente a linha 551L, que liga Nova Iguaçu ao bairro da Zona Norte do Rio com uma frota diversificada, sendo composta por Caio Gabriela e Metropolitanas encarroçado sob o chassi MBB OH 1313.
Sua garagem localizava-se na Rua Nilo Peçanha, avenida onde todas as empresas de Nova Iguaçu tinham garagem. A empresa transfere então sua sede para a Rua Capitão Teles, 78 em Nova Iguaçu. Já próximo ao seu encerramento, a empresa possuía em sua frota as carrocerias dos monoblocos mercedes-benz O-364 e Gabrielas.
Nos anos 80, já com sede na Avenida Governador Celso Peçanha, a empresa foi vendida em 1983 para a Expresso São Francisco, que a repassou em 1985 para Expresso Pégaso. Administrada pela Viação Nossa Senhora da Penha, houve uma troca de linhas.
A 551L Nova Iguaçu x Penha ficou com a Viação Nossa Senhora da Penha, que em troca, passou a sua linha 737L, na época Belford Roxo x Engenho de Dentro para a Expresso Pégaso.
A 737L teve origem nos anos 60 com itinerário Mesquita-Engenho de Dentro, operada pela Viação São Jorge. Já nos anos 70, torna-se Belford Roxo x Engenho de Dentro, operada pela VNS. Penha.
Ciferal Alvorada da Expresso Pégaso no Viaduto de Mesquita - Foto: Mesquita Informe |
A 737L, era operada com veículos da Expresso Pégaso, que absorveu o registro DETRO-RJ 198 da Viação São João Batista, mudando apenas o nome fantasia para a empresa que já operava linhas na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Como a sede da Expresso Pégaso ficava distante da área de operação, a administração da linha ficava por conta da Viação Nossa Senhora da Penha, que era operada pelos sócios da Auto Viação Jabour, na época emcampada. Na época a garagem da São João Batista localizada no bairro Cruzeiro do Sul ficava distante para controle e operação.
A Viação Nossa Senhora da Penha, vendeu a garagem da Governador Celso Peçanha para a Transturismo Rio Minho. Para guardar os veículos da Expresso Pégaso, foi utilizada a garagem na Rua Capitão Teles, atualmente em posse do Grupo Mirante/ Vila Rica.
Atualmente a Transturismo Rio Minho utiliza como garagem de apoio, a antiga garagem da Viação Mirante no bairro K 11.
A linha 737L teve origem na Empreza São Jorge Ltda. Com sede em Nova Iguaçú, operava as linhas Engenho de Dentro x Mesquita e Nova Iguaçu x Meier.
Veículo da Empreza São Jorge acidentado em Quintino Bocaiuva quando operava na linha Eng de Dentro x Mesquita no dia 08 de dezembro de 1958 - Foto: Reprodução da internet |
A empresa foi absorvida pela Viação Nossa Senhora da Penha, que ficou com a linha para o Meier e repassou a Engenho de Dentro para Expresso Pégaso.
No final de 1983, a Viação Nossa Senhora da Penha começa a operar a linha 543L Nova Iguaçu x Méier via Engenho de Dentro, coincidindo com o itinerário da 737L entre Mesquita e o Engenho de Dentro.
Fichas dos ônibus da Empreza São Jorge - Foto: Fichas de Ônibus |
Essa sobreposição fez com que a linha 737L fosse seccionada em Deodoro, tornando-se Belford Roxo x Deodoro.
A linha ficou alguns anos inativa e foi reativada como 541L Nova Iguaçu x Bangu, como se fosse uma variante da linha de Cascadura.
A ligação com a Praça Seca teve origem também como Nilópolis, na época com o código 542L. Posteriormente esticada até Nova Iguaçu, recebeu o código 541L, até se tornar definitivamente a 546L.
O código 542L é reativado mais tarde, realizando a ligação Nilópolis x Cascadura, uma parcial da 541L.
A linha 544L é uma variação da linha 543L, seu itinerário pela antiga Avenida Suburbana atenende á uma grande área comercialmente desenvolvida.
Em 2014, com a intervenção total da Turismo Transmil, a Viação Nossa Senhora da Penha recebeu duas linhas com origem no município de Nova Iguaçu, ambas atendendo à sua área de atuação já consolidada. As linhas 133B Nova Iguaçu Central via Deodoro e sua parcial, 479I Nova Iguaçu x Parada de Lucas.
Disposta a conquistar os clientes que prezam pelo conforto nas viagens para o Centro do Rio de Janeiro, a empresa Nossa Senhora da Penha reativou o serviço executivo de ônibus operando a linha 133 Nova Iguaçu x Central.
Desativada nos anos 90, a linha voltou a circular com a Viação Nossa Senhora da Penha. No dia 7 de abril de 2014, uma melhoria é oferecida pela empresa, que pôs em circulação 6 ônibus rodoviários, somando aos que se juntam à frota de ônibus urbanos da linha.
Montados sobre chassi Mercedes-Benz, os ônibus inauguram, na empresa, o serviço Confort Line e foram adquiridos zero quilômetro da encarroçadora Marcopolo, do Rio de Grande do Sul. Os seis veículos são do modelo Audace contavam com recursos como sistema de ar condicionado e som ambiente.
O serviço Confort Line durou por pouco tempo, sendo os veículos repassados para a Auto Viação Jabour. Os ônibus já vieram de fábrica com a identidade visual predominante compatível à do serviço executivo prestado pela Auto Viação Jabour, na cor azul.
Já sem o serviço executivo, a linha recebe outra novidade. Em 2017, a Viação Nossa Senhora da Penha estendeu seu itinerário da Rodoviária de Nova Iguaçu para a Vila Bandeirantes, bairro da região de Comendador Soares.
A novidade também não durou por muito tempo, o que levou os moradores a realizar um abaixo-assinado solicitando o retorno do serviço especial, que tinha como objetivo, facilitar a locomoção entre os bairros Vila Bandeirantes e Santa Eugênia com o Centro do Rio e bairros cariocas como Guadalupe e Coelho Neto através de uma ligação direta.
Vale ressaltar que entre as décadas de 70 e 80, a Viação Rápido Brasileiro fazia o percurso Santa Eugênia x Central via Deodoro, com o itinerário igual ao da atual 133B.
No dia 17 de outubro de 2017, em busca de fidelizar e conquistar mais clientes, a empresa passou a oferecer uma integração com o custo de apenas uma passagem entre as suas linhas com origem em Nova Iguaçu e a linha 737L Belford Roxo x Deodoro.
A oferta desse serviço ampliou a possibilidade de deslocamento com a maior oferta de linhas para destinos diversos.
A integração é realizada no ponto localizado em frente a garagem da empresa, localizado na Avenida Getúlio de Moura no bairro Presidente Juscelino, em Mesquita. No local fica um colaborador da empresa, orientando e conduzindo o passageiro até a linha desejada.
Confira abaixo as possibilidades de integração:
737L + 432L Belford Roxo x Bangu
737L + 541L Belford Roxo x Cascadura
737L + 544L Belford Roxo x Méier
737L + 546L Belford Roxo x Praça Seca
737L + 551L Belford Roxo x Penha
737L + 497I Belford Roxo x Parada de Lucas
737L + 540L Belford Roxo x Ricardo de Albuquerque
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