Fundada em 16 de setembro de 1966,a Santa Terezinha tem sede no bairro Tomazinho em São João de Meriti.
Inicialmente operava apenas linhas ligando Nilópolis à Pavuna, até que nos anos 70 e 80 adquiriu linhas da Viação Esperança na Vila Humaitá e trocou outras com a Viação Aparecida.
A região onde hoje situa-se o município de Nilópolis e parte de São João de Meriti, compreendida pelos bairros situados entre a Via Light e a Estrada de Ferro Linha Auxiliar, pertencia à Fazenda de São Matheus, com sede proximo à atual Avenida Antonio José Bittencourt.
O atual município de Nilopolis, chegou a se chamar São Matheus
Com a denominação de São Mateus, o distrito foi criado pela Lei Estadual n.º 1.332, de 09 de novembro de 1916, subordinado ao município de Iguaçu. Cinco anos após a sua criação, passou a denominar-se Nilópolis, em homenagem à Nilo Procópio Peçanha, presidente do Estado do Rio de Janeiro que participou da cerimônia de inauguração da estação Engenheiro Neiva, atual Nilópolis.
A mudança nominal do então distrito, deu-se através da Lei Estadual n.º 1.705, de 06 de outubro de 1921.
Empresa Santa Terezinha |
Linhas que pertencem à Santa Terezinha:
106I Nilópolis x São João de Meriti via Éden
107I Nilópolis x São João de Meriti via Nova Cidade
437I Nilópolis x Coelho da Rocha via Nova Cidade
Empresa Santa Terezinha |
801 São João de Meriti x Éden via Caixa d'Água
802 São João de Meriti x Éden via Rua Jorge Nanhay
803 Vila Norma x Coelho da Rocha
805 São João de Meriti x Vila Humaitá
A linha 437I, que liga Nilópolis a Coelho da Rocha se sobrepõe a outras que ligam Coelho da Rocha e Vila Norma a São João e ainda faz frente com os trajetos feitos pela Transportes Flores que passam por Coelho da Rocha e Vilar dos Teles.
Dentre as linhas que servem ao município de Nilópolis, a 437I é a única da empresa e uma das únicas linhas intermunicipais que passam pelo bairro Nova Cidade.
A Empresa Santa Terezinha possuía as linhas João x Bacia e São João Grande Rio. Ambas foram trocadas com a Viação N.S. Aparecida na década de 70. Com a troca, a Santa Terezinha adquiriu as linhas São João (Circular - via Jorge Nahahy) e São João x Caida D'Água.
A Aparecida foi adquirida pela Empresa de Transportes Flores, que passou todas as linhas municipais do Grupo JAL para a Rio Douro, a única exceção foi a linha Jardim Nóia x São João, atual 201 Jardim Nóia x Shopping Grande Rio que continuou com a Planalto.
Nos anos 80, a frota era composta basicamente por Caio Gabriela, que foram passados para o setor municipal. Esses veículos permaneceram ativos até a chegada dos veículos no modelo Caio Vitória.
Alguns Vitórias e Apaches S21 tiveram som ambiente. A empresa deixou de adotar o uso do som por conta do ECAD (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais), que passou a cobrar uma taxa das empresas que possuem som ambiente nos ônibus, referente aos direitos autorais das músicas tocadas.
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