Transportes Mosa - Nos subúrbios da E.F. Rio D'Ouro e Leopoldina

A Transportes Mosa foi fundada em 21 de janeiro de 1950 tendo sua garagem no bairro do Jacaré, na Zona Norte do Rio. Inicialmente operava duas linhas internas do Centro com a frota composta de Chevrolet’s Trafego.





01 Mauá x Aeroporto
10 Fátima x Central (atual 010, operada pela Transurb)
Aproveitando o trajeto de saída e volta pra garagem, fazia o trajeto de linha Jacaré x Monroe.



Na década de 1960 aumentando a sua área de atuação, começou a operar a linha 939 Penha x Quintino, mais tarde transformada em 676. Na Zona Norte e na Zona Sul as linhas 174 e 157, ambas Estrada de Ferro x Gávea.





Mais tarde, após um trágico sequestro com vítimas, a linha 174 recebeu o número 158 já com a Transportes Amigos Unidos. Outras linhas que entraram para a sua operação foram as linhas:

333 Tiradentes x Cordovil
334 Tiradentes x Cordovil
909 Cordovil x IAPETEC
920 Bonsucesso x Pavuna
942 Penha x Pavuna





A linha 333 foi operada por pouco tempo. Por ter o seu trajeto ideêtico ao da 334, a linha foi convertida em serviço de caráter especial, sendo operada apenas pela manhã e retornando à tarde. Após a extinção da empresa, a linha também deixou de existir.



Na década de 1980, a Mosa adquiriu novas linhas no subúrbio da zona norte.



346 Praça XV x Vila Kosmos
919 Rocha Miranda x Bonsucesso (Vila do João)
Com a falência da Viação Elite em 1981, a Mosa passou a operar a 107 Central x Urca.



Nos anos 90, a sua garagem já não era mais no Jacaré e sim em Colégio, também na zona norte. O terreno da Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, 8745 hoje sedia a empresa KOLETA Ambiental, do segmento de coleta de resíduos.



Já na década de 90, muitos problemas surgiram e a empresa enfrentou grandes dificuldades. Com o acúmulo de dívidas, a Transportes Mosa entrou em crise financeira, o que fez com que ela repassasse várias de suas linhas e fizesse uma aliança com a Transportes Amigos Unidos, onde sua crise foi agravada a partir de 1998 devido a dívidas da Viação Santa Sofia e da Faça Turismo, que também faziam parte desse grupo de empresas.

Em 1999 a empresa vende parte de suas linhas para a Transporte Fábio's, que funda naquele ano a empresa Erig Transporte.



Devido ao perfil diferente de 107 e 177 (atual Troncal-4), elas ficaram com a Transportes Amigos Unidos, enquanto a Erig ficou com as linhas do subúrbio, mais próximas de Duque de Caxias, sede da Fabio’s. 

Com a licitação e a extinção da Amigos Unidos, as duas linhas retornaram pra Erig, que “limpou” seu CNPJ ao criar a Gire que assumiu as linhas da Zona Sul e da Zona Norte em uma só empresa em dois Consórcios.

Com a criação da nova empresa, a Mosa deixa de operar as linhas:



335 Cordovil x Tiradentes via Brás de Pina
335 Cordovil x Tiradentes via Porcão
334 Cordovil x Tiradentes via Praça das Nações
909 Cordovil x Bonsucesso via Parque União

As linhas 333, 334, 335 e 909 pertenciam antigamente a Transportes Vila Isabel, e devido a manutenção dos veículos e a distância da sua sede até Cordovil elas foram repassadas para a Mosa. Anos depois, a linha 909 foi descontinuada devido à concorrência com as Vans.





919A Rocha Miranda x Bonsucesso via Parque União
919B Pavuna x Bonsucesso via Parque União
920 Pavuna x Bonsucesso via Faz Botafogo
942 Pavuna x Penha via Guirareia



Com a operação da ERIG, a linha 919 teve diversas vezes o seu trajeto modificado:
A 919A não apresentava bons lucros, com isso foi criado uma linha Rocha Miranda x Colégio, permitindo que os clientes integrassem com a linha 919B, assim as 919A e B não sobrepõem o trajeto, economizando também combustível.





Ainda nas metamorfoses da linha, a empresa teve por duas vezes o seu trajeto encurtado: A primeira foi para evitar prejuízos financeiros no Parque União. A empresa vinha sofrendo ameaças de traficantes da região, para que que retirassem as as câmeras de seus ônibus. Caso não fosse cumprida a exigência, a empresa teria seus coletivos incendiados.



Em defesa, a linha foi reduzida até Shopping Carioca, e posteriormente ao Largo do Bicão. 



Por motivos operacionais, outras linhas deixam de ser operadas pela Mosa:

340 Castelo x Vila da Penha - passou a ser operada pela Ocidental
345 Praça XV x Vila Kosmos via Parada de Lucas - passou a ser operada pela Ocidental
346 Praça XV x Vila Kosmos - passou a ser operada pela Ocidental



157 Central x Leblon via Lagoa - passou a ser operada pela Viação Vila Isabel
107 Central x Urca - passou a ser operada pela Transportes Amigos Unidos
158 Central x Gávea- passou a ser operada pela Transportes Amigos Unidos





As linhas 340 e 346, após o encerramento foram exploradas pela Ocidental que devido a dificuldades financeiras, transferiu para a Erig.



O novo milênio chegou, mas os problemas dos anos anteriores se manteiam e com a frota já decadente e inúmeras dívidas trabalhistas, a empresa de 50 anos de idade já não conseguia manter a qualidade e prestação dos serviços à população e no dia 1 de abril 2002 foi decretada a intervenção municipal sob processo 03/102050/2002 da SMTU, impedindo a Mosa de operar as suas linhas.





No ano seguinte, após vários recursos negados e sem como se manter, a empresa decreta sua falência em 15 de maio de 2003.

Em seu tempo áureo, a Transportes Mosa possuía uma vasta área de operação no Centro, Zona Sul e nos subúrbios da zona norte. A empresa em seus 52 anos operou as linhas:



Praça Mauá x Praça 15
Engenho Novo x Mauá
Jacaré x Mauá
01 Praça Mauá x Aeroporto via Monroe
02 Praça Mauá x Aeroporto Via Praça 15
03 Estrada de Ferro x Castelo
04 Estrada de Ferro x Praça XV
05 Estrada de Ferro x Lapa
06 Hospital dos Servidores x Lapa
10 Mauá x Fátima





107 Estrada de Ferro x Urca
157 Estrada de Ferro x Leblon via Lagoa
158 Estrada de Ferro x Leblon via Jóquei
164 Castelo x Leblon via Jóquei
176 Estrada de Ferro x Gávea
176 Central x São Conrado via Jóquei
177 Praça Mauá x São Conrado via Aterro



333 Brás de Pina x Castelo via Avenida Brasil
334 Cordovil x Tiradentes Via Praça das Nações
335 Cordovil x Tiradentes Via Brás de Pina
335 Cordovil x Tiradentes Via Porcão
336 Cordovil x Praça XV via Cais do Porto
340 Castelo x Vila da Penha via Cais do Porto
345 Praça 15 x Vila Kosmos Via Lucas
346 Praça 15 x Vila Kosmos via Avenida Brasil





456 Méier x Copacabana via Túnel Santa Barbara
608 Estácio x Vila Kosmos via São Cristóvão
668 Pavuna X Méier
669 Pavuna X Méier



909 Cordovil x IAPETEC
909 Cordovil x Bonsucesso Via Parque União
919 Rocha Miranda x Bonsucesso Via Parque União
919B Pavuna x Bonsucesso Via Parque União
930 I.A.P.I da Penha x Mercado São Sebastião
939 Penha x Quintino
942 Penha x Quintino
942 Penha x Pavuna




Share:

Um comentário:

Seguidores

Principais Asuntos

barcas (5) brt (6) Caminhos (11) cidades (11) corredores (17) destaque (5) empresas (19) exportado (14) extinto (5) ferrovia (6) ferrovias (16) guanabara (3) iconeI (2) iconeII (2) ilhagrande (1) intermunicipais (45) Localidades (29) Malha (9) metro (3) mobilidade (34) Moovit (1) municipais (12) municipios (11) noticias (102) onibus (65) perigo (1) ramais (1) regiões (12) rotas (29) rotas1 (29) seletivos (12) staff (7) Terminais (12) transbrasil (2) transcarioca (1) transolimpico (1) trens (16) turistico (2) vlt (7)

As Mais Lidas

Postagens Recentes