A eletricidade que movia estes bondes era gerada em uma usina termelétrica localizada na Tijuca. Dessa usina teve origem o nome Usina, para a parte situada no alto, próximo à Serra.
Usina Termelétrica (Usina - S/D) - Foto: A Tijuca de Antigamente |
Ônibus da linha 11 Usina x Copacabana nos anos 40 - Fonte: Alma Carioca |
A Viação Carioca Ltda., detentora da linha 11 tinha sua garagem no fim de uma viela que começava na esquina de Rua Santa Carolina com Conde de Bonfim e seguia na direção da Rua São Rafael.
C32 - Usina x S. Cristovão (via 28 de Setembro) Auto Viação Tijuca (Tijuquinha) Foto: Alto da Boa Vista - RJ em 1962 |
Linha 416 Usina-Leblon estacionados no ponto final da linha na Usina. Pertenciam à Companhia de Transporte Coletivo - CTC, empresa estatal de transporte do Rio de Janeiro. |
O Terminal Rodoviário Professor Carlos Manes Bandeira foi inaugurado em 1994. Como não havia terminal, quatro linhas de ônibus tomavam conta do Largo da Usina. A confusão era grande, não havia sinalização e o trânsito era sempre congestionado. Osacidentes aconteciam com frequência e uma preocupação constante, sobretudo com as crianças de duas escolas e duas creches que ficam nas proximidades.
Até então os motoristas e trocadores sentavam-se nas calçadas e improvisavam a refeição comendo em pé. Além disso, o Rio Maracanã era usado como um mictório improvisado.
Ciferal Urbano da Alpha na linha 415 Usina - Leblon Fonte: Revista Rodovia (Foto) |
Em 2004, através do Decreto de Nº 24.530 publicado no dia 17 de agosto, cria as linhas de Ônibus-Metrô Saens Peña x Muda e Saens Peña x Usina, correspondentes às linhas 413 Muda x Copacabana e 220 Usina x Praça Mauá realizando os seguintes itinerários:
I - Saens Peña x Usina correspondente ao da linha 220.
IDA: Praça Saens Pena, rua Conde de Bonfim, rua Pareto, av. Heitor Beltrão, rua Conde de Bonfim, av. Edson Passos, Terminal Rodoviário da Usina, (largo de S. Camilo Lélis).
VOLTA: Terminal Rodoviário da Usina, (largo S. Camilo Lélis), rua S. Miguel, rua Santa Carolina, rua Conde de Bonfim, Praça Saens Peña.
II - Saens Peña x Muda correspondente a linha 413.
IDA: Praça Saens Peña, rua Conde de Bonfim, rua Pareto, av. Heitor Beltrão, rua Conde de Bonfim, rua José Higino, rua Barão de Mesquita, rua Uruguai, rua General Espírito Santo Cardoso.
VOLTA: rua General Espírito Santo Cardoso, rua Amoroso Costa, rua Marechal Trompovsky, rua Conde de Bonfim, Praça Saens Peña.
Através do Decreto de Nº 27.047 de 14 de setembro de 2006, o então prefeito César Maia determina que a Rio Ônibus fica responsável pela operação, manutenção e melhorias físico-operacionais deste e de outros 24 terminais rodoviários urbanos da Cidade do Rio de Janeiro, considerando o Decreto Municipal nº 3.221, - RGCAF (Regulamento Geral do Código de Administração Financeira e Contabilidade), de 18 de setembro de 1981, no seu artigo 306 e seguintes.
Transportes Fabio's na Rua Conde de Bonfim - Foto: Reprodução da internet |
Em dezembro de 1983, a Fábios teve a linha Caxias x Usina, 590C, proibida de circular devido a um mantato de segurança impetrado pela Auto Viação Tijuca. Tal decisão revoltou moradores da Usina e empregados da Compnhia Souza Cruz, situada na região.
A criação da linha - a única que liga diretamente Caxias à Usina passando ainda por Andaraí, Vila Isabel, Maracanã, Benfica, Bonsucesso, Penha e Parada de Lucas - foi uma grande conquista inaugurada em agosto de 1983.
A concessão da linha pela Secretaria Estadual de Transportes foi fruto de uma campanha promovida pela Associação de Moradores e Amigos da Usina-Muda (AMAUM) e empregados da Souza Cruz.
A liminar foi concedida pelo Juiz José Márcio d'Ávila, da 1ª Vara de Fazenda Pública do Estado, atendendo a pedido da Auto Viação Tijuca, que na petição alegou que já atendia a comunidade.
Posteriormente a linha voltou à operação e se firmou como a principal da Fábios, por atender a trajetos não atendidos por nenhuma outra opção. Atualmente ostenta o prefixo 488L e na versão executiva 1487L.
Linhas que fazem parada no terminal:
220 Usina x Candelária (via Saens Peña/Central)
229 Usina x Castelo/Carioca (via Cruz Vermelha)
415 Usina x Leblon (via Central/Lagoa)
426 Usina x Jardim de Alah (via Túnel Santa Bárbara)
603 Saens Peña x Usina (via Rua São Miguel - Integração com Metrô)
Nenhum comentário:
Postar um comentário