Terminal Paulo da Portela (BRT Madureira)

O Terminal de Madureira, quando era assim denominado, tinha esse nome devido a sua localização, pois está num ponto central do bairro.



Foi construído e inaugurado na década de 1990 para atender as linhas que circulavam na Região de Jacarepaguá e Barra da Tijuca.



O nome Madureira é uma homenagem ao lavrador e criador de gado Lourenço Madureira, que no século XIX trabalhava na Fazenda do Campinho, situada na região.


Série Especial Rio Antigo: Mais um Grande Registro do Subúrbio Carioca, dessa vez uma belíssima imagem de Madureira, durante a década de 1960 com direito a Vista traseira de um Ônibus da Extinta Transportes Santa Maria.
Foi o primeiro presidente da GRES Portela, eleito Cidadão do Samba em 1937, inspirou a criação do personagem Zé Carioca e homenageado em 1984, junto com outros baluartes, pela mesma agremiação. Morreu em 1949, aos 47 anos.




A linha, 701 Madureira x Alvorada teve as variantes:
Madureira x Barra Shopping
Madureira x Downtown





A linha 701 Barra Shopping foi criada após muitos pedidos em 2003. A linha 701 chegou a fazer ponto final na Joatinga, junto com as linhas 702 e 703.



A linha 701 Madureira x Downtown foi criada em 2005 e operava em épocas de fim de ano, se efetivando em 2010, quando mudou o código para 700 em 2010, depois substituida pela 900 Merk x Downtown.







Após as reformas do Terminal visando o recebimento do BRT TransCarioca, o Decreto 38.688 de 15 de maio de 2014 mudou o nome do local para Terminal Paulo da Portela.

Paulo Benjamin de Oliveira, mais conhecido como Paulo da Portela, foi sambista e compositor. Ajudou a fundar e desenvolver a GRES Portela e reconstruir a imagem que o sambista tinha, de malandro e vagabundo para artista com respeito.






Linhas que faziam parada no Terminal de Madureira (antes do BRT)

700 Madureira x Ponte de Marapendi (circular)
701 Madureira x Alvorada
710 Madureixa x Bananal



761 Madureira x Boiuna
762 Madureira x Colônia
763 Madureira x Santa Maria
764 Madureira x Pau da Fome
780 Madureixa x Benfica


Santa Maria Turismo - SANTUR



Criada em agosto de 1997, pela Empresa de Transportes Santa Maria, também permissionária do transporte municipal, a Santa Maria Turismo ou SANTUR participou das licitações para explorar as linhas:

261 Praça XV – Marechal Hermes
780 Benfica – Madureira
675 Meyer – Penha

Antigas linhas da CTC, ganhando a concessão da linha 780 Benfica – Madureira, arrematada por R$ 2.807.628,00.


A Empresa foi extinta na segunda metade da década de 2000, em função da concorrência de vans, quando explorava sua única linha, a 780 (Benfica - Madureira). Seus carros aproveitados em linhas da Transportes Santa Maria Ltda.



A Transportes Santa Maria

A história da Santa Maria nos remete ao ano de 1952 onde a empresa teve origem na empresa de lotação Avelino G. do Rego que operava a linha S-32 Taquara x Rio Grande.
Posteriormente, veio à linha S-34 Taquara x Colônia e o prolongamento da S-32 até o Pau da Fome.



Finalmente em 18 de setembro de 1964, surge a Viação Santa Maria com sede na Estrada do Tindiba, número 2000, na Taquara. Suas primeiras linhas foram:

762 Taquara x Colônia
763 Taquara x Santa Maria
764 Taquara x Pau da Fome



Já no ano de 1967 a empresa passa a operar as linhas:

249 Água Santa x Tiradentes
747 Vargem Grande x Cascadura
749 Recreio x Cascadura

Em 1969 lança a linha 761 Taquara X Jardim Boiuna, em 1972 vem a 757 Camorim x Cascadura e em 1976 a 758 Camorim x Taquara (Circular). 



Com a compra de parte da Transportes Choupal no final dos anos 70, a Santa Maria passa a operar as linhas:

670 Méier x Valqueire
736 Curicica x Cascadura
737 Praça Seca x Bancários
760 Madureira x Vila Taquara
952 Penha x Praça Seca




Com a compra dessas linhas, vem à necessidade de uma garagem maior ficando assim com a garagem da Choupal na Estrada Rodrigues Caldas na Taquara.




Com a inauguração do Terminal Alvorada em setembro de 1981, a Santa Maria chega a Barra da Tijuca através da linha 706 Alvorada x Curicica primeira linha urbana a ligar a região do Curicica, Camorim e Riocentro a Barra da Tijuca.
Anteriormente era feito pela linha 2113 Castelo x Taquara da Redentor.



No início dos anos 90, a Santa Maria passa a ser administrada pela Viação Nossa Senhora de Lourdes. Ambas tiveram o mesmo layout por certo tempo até quem em 1996 volta à administração de Armindo Valente.




Em 1990 surgem às linhas:

708 Colônia x Alvorada via Autódromo
758 Cascadura x Recreio Via Benvindo de Novaes (antiga variante da linha 749)
759 Cafundá x Colônia




No mesmo ano chegam os primeiros monoblocos Mercedes-Benz O-371 para a Santa Maria que não duraram muito sendo substituídos três anos depois. Em 1995 o transporte clandestino começa a atuar nas linhas da empresa, iniciando pelas linhas da Barra e posteriormente nos trajetos entre a Taquara, Vargem Grande e sub-bairros da Taquara.



No ano de 1996 surgem os “jacarezinhos”, linhas especiais com tarifas diferenciadas operadas por micro-ônibus com pintura padronizada amarela com o desenho de um jacaré verde, no caso da linha da Santa Maria era a S-706 Alvorada X Taquara.



Posteriormente vieram os “Capelinhas” que eram linhas que faziam o percurso das suas primeiras linhas partindo da Taquara para Santa Maria e depois para Vargem Grande, Boiuna, Colônia e Pau da Fome.

Em 1996 começa a chegar os primeiros ônibus da Marcopolo para empresa. Era Torino GV’s com chassi Mercedes-Benz OF-1318. Visando coibir a ação indiscriminada do transporte clandestino nas linhas da Santa Maria, a empresa adquire várias unidades do mini ônibus Volare sendo distribuídos em suas linhas como 740, 763 e 952.



Em 1999 chegam os primeiros ônibus com ar condicionado da empresa. Foram 5 unidades do Caio Picollino com chassi Volkswagen 8-140. Também foram os primeiros ônibus com chassi Volkswagen da Santa Maria. Em 2000 chega o primeiro lote de ônibus da encarroçadora gaúcha Neobus e como sempre os ônibus estrearam na 952.




No ano de 2007 a empresa inova e traz para a sua frota novidades em carroceria. Começou a era Mascarello na empresa e logo no primeiro pedido, outra novidade, vieram Mascarello Gran Via Midi montados sobre chassi Volkswagen 15.190 EOD. A empresa possuía chassi Volkswagen, porém somente em micro-ônibus. No ano seguinte, são adquiridas 30 unidades de Mascarello Gran Via com chassi 17.230 EOD que foram direcionados para as linhas 757 e 758. Foi os últimos ônibus com motorização Volkswagen adquiridos pela empresa.



A última renovação de frota da empresa foi em 2011 quando veio cinco unidades de Gran Via com chassi Mercedes-Benz OF-1722M para a linha 758, uma das principais da empresa na época.



Em 2012 chega o seu primeiro BRT, um Mascarello Granmetro com chassi Volvo B12M. Filho único na empresa e na cidade.

Com o BRT Transcarioca, todas as linhas da empresa são cortadas. Mais 35 Viale BRT com chassi Volvo B340M chegam para compor a frota do corredor em 2014. Com o corte das linhas, a empresa começa a ver seu faturamento despencar. Com o corredor Transolimpica, mais cortes em suas linhas foram feitos e a crise da empresa se agravou.





Linhas foram repassadas para a Litoral Rio e a Auto Viação Tijuca entrou com dois veículos na 832. Com os constantes atrasos no repasse do km rodado por parte da prefeitura para a empresa e recente congelamento da tarifa, a empresa não resistiu e encerrou as atividades no dia 26 de abril de 2017, tendo suas linhas distribuídas entre as empresas do Consórcio Trancarioca, Redentor, Translitoral, Litoral Rio e Tijuca.



Suas Linhas em 2014 antes da chegada do BRT Transcarioca em Jacarepaguá:

736 Cascadura x Riocentro via Rio 2
747 Vargem Grande x Madureira via Cascadura
749 Cascadura x Recreio via Vargem Grande/Piabas
757 Cascadura x Riocentro via Camorim
758 Cascadura x Recreio via Salvador Allende
758SV Cascadura x Recreio via Benvindo de Novaes



760 Curicica x Madureira via Guerengê
761 Madureira x Boiuna via Taquara
762 Madureira x Colônia via Taquara
763 Madureira x Santa Maria via Taquara
764 Madureira x Pau da Fome via Cafundá
780 Benfica x Madureira via Penha (Samtur)
806 Boiúna x Barra da Tijuca via Autódromo/Rio 2 (antiga 706)
808 Colônia x Joatinga via Riocentro/Barra Sul (antiga 708)



831 Colônia x Joatinga via Autódromo (antiga 706 "rápido")
831SE Riocentro x Alvorada via Autódromo (antiga 706 "rápido")
832 Colônia x Joatinga via Autódromo (antiga 708 "rápido")
832 Riocentro x Alvorada (antiga 708 "rápido")
856 Curicica x Taquara (antiga 740)
875 Praça Seca x Chácara - POOL com a Transportes Futuro
952 Praça Seca x Penha

Linhas Operadas pela Transportes Santa Maria antes do Fechamento:

315 Central x Recreio via Linha Amarela (Antigas 175/179 Linha Amarela) (POOL Transcarioca)
551 Rio Sul x Alvorada via Vidigal (Antigas 523/535) (POOL Transcarioca)
702A Madureira x Praça Seca via Campinho (antiga 952)
800A Centro Olímpico x Taquara via Estrada do Guerenguê
806A Boiúna x Taquara
810 Pontal x Taquara via Vargem Grande
816A Outeiro Santo x Taquara
831A Colonia x Taquara


Foto: Repodução da internet

832 Taquara x Alvorada via Península/Curicica
856A Centro Olímpico x Taquara via Curicica/Praça B
865A Pau da Fome x Taquara
875A Praça Seca x Chácara
954 Taquara x Recreio via Benvindo de Novaes
963A Santa Maria x Taquara
964A Pau da Fome x Taquara



Linhas já operadas pela Transportes Santa Maria:

249 Tiradentes x Água Santa
308 Central x Alvorada (Antiga 175)
314 Central x Recreio (Antiga 175)
501 Alvorada x Gávea
603 Água Santa x Maracanã
670 Méier x Vila Valqueire (ex- Choupal)
706 Curicica x Alvorada via Riocentro/Barra Sul
706 Colônia x Alvorada via Riocentro/Barra Sul
706 Colônia x Alvorada Rápido via Pedro Correia/Rio 2
706 Largo do Remi x Barra da Tijuca (Downtown) via Autódromo
706 Colônia x Barra da Tijuca (Downtown) via Autódromo
708 Curicica x Alvorada via Riocentro/Autódromo
708 Colônia x Alvorada via Riocentro/Autódromo
708 Colônia x Alvorada Rápido/via Autódromo
708 Largo do Remi x Barra da Tijuca (Downtown) via Autódromo
708 Colônia x Barra da Tijuca (Downtown) via Riocentro/Autódromo
708 Colônia x Barra da Tijuca (Downtown) via Autódromo



736 Cascadura x Curicica (ex- Choupal)
736 Cascadura x Riocentro via Autódromo
737 Praça Seca x Bancários (ex- Choupal)
740 Cascadura x Curicica via Guerenguê (ex- CTC)
740 Curicica x Taquara
747 Vargem Grande x Cascadura
749 Cascadura x Recreio
757 Cascadura x Riocentro
758 Cascadura x Recreio via Benvindo de Novaes
758 Cascadura x Recreio via Salvador Allende 758 Recreio x Taquara (Serviço por Microônibus)
759 Cafundá x Colônia via- Jordão/Taquara
760 Madureira x Vila Taquara (ex- Choupal) 760 Madureira x Curicica via Estrada dos Bandeirantes
760 Madureira x Curicica via Guerenguê
760 Madureira x Curicica via Estrada da Chácara/Guerenguê
761 Madureira x Boiuna
762 Madureira x Colonia
763 Madureira x Santa Maria



764 Madureira x Pau da Fome
780 Benfica x Madureira via Penha
785 Oswaldo Cruz x Benfica via Penha
800A Curicica x Taquara (antiga 760)
806 Boiuna x Barra da Tijuca (Joatinga) via Autódromo/Rio 2 (ANTIGA 706)
808 Colônia x Barra da Tijuca (Joatinga) via Riocentro/Salvador Allende (Antiga 708)
808A Colônia x Recreio (Barra Sul) Via- Taquara/Guerengué/Curicica/Rio Centro/Av. Salvador Allende
809A Recreio x Curicica via Piabas/Vargem Grande



810A Pontal x Curicica via Vargem Grande
815A Boiuna x Taquara (Antiga 761)
831 Colônia x Joatinga via Rio 2 (antiga 706 "rápido")
831SE Riocentro x Alvorada (antiga 706 "rápido")
832 Colônia x Joatinga via Autódromo (antiga 708 "rápido")
832SE Riocentro x Alvorada (antiga 708 "rápido")
856 Curicica x Taquara (antiga 740)
952 Penha x Praça Seca (ex- Choupal)
954A Curicica x Recreio via Benvindo de Novaes/Av. Gláucio Gil Praia/Terreirão
959A Curicica x Recreio via Rio Centro/Av. Salvador Allende/ Av. Gláucio Gil Praia/Terreirão
S-29 Taquara (Circular) (Serviço por Microônibus)
S-32 Taquara x Rio Grande
S-32 Taquara x Pau da Fome
S-34 Taquara x Colônia





S-706 Colônia x Alvorada (serviço Especial Jacaré)
S-763 Santa Maria x Taquara
S-764 Pau da Fome x Taquara
S-952 Praça Seca x Madureira




BRT Corredor Transcarioca

Inaugurado no dia 1 de maio de 2013, Corredor Transcarioca trouxe para Madureira, além da remodelação do terminal para atender aos articulados, um novo viaduto, passando paralelo ao Viaduto Prefeito Negrão de Lima.




BRT Transcarioca - Terminal Paulo da Portela - Foto: Reprodução da internet

O Viaduto Silas de Oliveira funciona em ambos os sentidos, atendendo aos articulados e à Estação BRT Madureira/Manacéia, ao lado do viaduto Negrão de Lima.

Seu nome é em homenagem ao compositor e sambista brasileiro Silas de Oliveira (1916-1972), que dedicou 28 anos de sua vida a Escola de Samba Império Serrano.

Inicialmente, partiam do Terminal Paulo da Portela os serviços:

Madureira x Alvorada (Parador)
Madureira x Alvorada (Expresso)



No dia 5 de novembro de 2016 surge o serviço Expresso Madureira x Jardim Oceânico, extinguindo então a versão Expresso para o Terminal Alvorada.

Em dezembro do mesmo ano, o BRT Rio informou a chegada do novo serviço Madureira x Terminal Recreio – Expresso, funcionando de segunda a sexta, exceto feriados, das 5h às 22h (6h às 22:30, no Recreio).

Linhas que partem do Terminal Paulo da Portela (BRT):


35 Madureira x Alvorada (Parador)
40 Madureira x Jardim Oceânico (Expresso /via Alvorada)
41 Madureira x Terminal do Recreio (Expresso /via Curicica)








Linha urbana que parte do Terminal Paulo da Portela:

346 Madureira x Candelária


Linha 346 Madureira x Candelária, antiga linha 346 Gardênia Azul x Praça XV e antiga 267 Freguesia.
OBS: A linha foi encurtada em razão do Transcarioca. A linha, que já foi até a Praça XV e, teve de ser deslocada para o Castelo foi novamente mudada de ponto final, ficando agora, na Candelária, na altura da Rua Uruguaiana, devido a obras na Rua Gomes Freire
A linha 267 foi encurtada entre a Candelária e Madureira, onde dali seguiria concorrendo com o sistema de BRT até o Tanque. Com essa alteração, a linha permaneceu com o código 346, porém realizando a ligação Madureira x Candelária.

No dia 24 de setembro de 2018, a SMTR criou a LECD 23, compreendido pelo itinerário da linha 766, suprimida com a criação do BRT Trancarioca.



A linha também atende ao trecho suprimido da 346: Madureira, Campinho, Praça Seca, Tanque e Freguesia.




LECD 23 Freguesia x Madureira (via Cascadura) – circular

A LECD (Linha Experimental de Coleta de Dados), tem por padrão trafegar pelo prazo de sessenta dias, prorrogáveis por igual período. Este prazo serve para coletar e avaliar a demanda, taxa de ocupação, intervalo médio, itinerário e demais dados operacionais, que venham a confirmar a necessidade proposta.



Sendo assim é de suma importância haver uma máxima divulgação da existência desta nova linha de ônibus integração para que ao final deste prazo seja confirmada em definitivo a relevante benfeitoria.



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