Ônibus abastece em posto em Campo Grande, na Zona Oeste - Foto: Reprodução da internet |
Hoje, terceiro dia da greve dos caminhoneiros, 40% da frota (de 23 mil veículos) não circulou na região metropolitana do Rio. A previsão para quinta-feira é de que 70% dos ônibus não circulem se os estoques não forem repostos.
A situação é gravíssima, desde segunda-feira e o problema se intensificou de ontem pra hoje. As empresas de ônibus abastecem os veículos nas garagens, onde mantêm um estoque de combustível suficiente para, no máximo, três dias de abastecimento total. Na terça-feira, 22, terceiro dia da greve, já começou a faltar diesel. Para tentar driblar o problema, alguns ônibus foram para os postos de gasolina para abastecer. Mesmo assim, apesar do esforço para manter a operação, só foi possível por na rua 60% da frota.
Na quinta-feira, 24, se nada for feito para a reposição dos estoques, os postos de gasolina tampouco terão combustível para abastecer os ônibus – como ocorreu nesta quarta – e a previsão é que o número de ônibus em circulação caia drasticamente. A previsão para sexta-feira é de paralisação total da frota, lembrando que os ônibus respondem por 85% do transporte público na região metropolitana do Rio. Para abastecer toda a frota são necessários 2 milhões de litros de combustível por dia, o equivalente a cerca de 70 carretas de diesel cheias.
Caminhoneiros bloqueiam a BR-116, próximo da cidade de Magé - Foto: Reprodução da internet |
Nenhum comentário:
Postar um comentário